quarta-feira, 5 de maio de 2021

Rosinha Maciel



Rosilene Marciel de Oliveira ou Rosinha Maciel, nasceu em Chaval-CE, é filha de pescador, cresceu entre os rios Ubatuba e Timonha, entre as pedras e os manguzais, Rosinha Maciel tomou gosto pela literatura aos 6 anos quando aprendeu a ler, a pequena Rosinha passava horas na biblioteca publica de Chaval lendo os cordéis do Patativa do Assaré enquanto seu irmãos mais velhos liam livros infantis, Rosinha Maciel escreveu seus primeiros versos aos 7 anos nas aulas de Português na escola Joana Darc, a menina vivia nas bibliotecas e apesar de amar cordel também lia outros gêneros literários, que hoje serve de inspiração para sua escrita.

Aos 14 anos escreveu seu primeiro livro de poesia sobre Chaval, o livro continha poesias e desenhos de paisagens de Chaval todos feito a mão, o livro foi dado de presente para Agostinho Alcântara, que tem até hoje o livro guardado junto as memórias das artes Chavalenses.

Em 2019 Rosinha Maciel publicou seu primeiro livro "Entre a lua e o mar"; fez algumas revistas poéticas de sua autoria, é coautora em diversas antologias. 

Em 2019 participou do projeto portal da poesia onde diversos autores mandaram seus textos para Pedra Preta-RN para a casa da poesia, onde foram engarrafadas e lacradas inseridas no portal feito de pedra e vão ficar lá durante 30 anos ou mais para as gerações futuras. 

Em 2020 organizou as antologias "Heróis 2020" e " A lua e eu" pela editora Mwg de São Paulo. Em 2020 entrou para as academias literárias, ALB ( Academia Literária Brasileira) ABC (Academia Brasileira Camaquiana) onde publica e eterniza seus textos.

Em 2021 junto com o Coletivo Ágora Chaval criou o Projeto Ciranda de leitura, onde busca dar mais visibilidade para obras literárias de autores Chavalenses.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário